Blog

Neste espaço postamos artigos interessantes. Consulte!

Contabilidade terceirizada, economia de tempo e dinheiro.

A terceirização contábil, já vem sendo há algumas décadas uma boa alternativa para empresas de todos os portes agilizarem suas operações, tanto no âmbito nacional como internacional. Nos últimos dez anos, houve um crescimento notável no setor de terceirização em muitos países em desenvolvimento – como a Índia – por exemplo, devido sua expertise na redução de custos e melhoria da qualidade nos serviços.
As pequenas e médias empresas quase sempre possuem recursos limitados. Cada sócio, Diretor, ou Gerente possuem tempo, cada vez mais exíguos. A terceirização remove esta carga e elimina as responsabilidades do dia-a-dia que acompanham quem está supervisionando uma equipe contábil/financeira, internamente. Isto implica em:

a) O terceirizado (empresa contábil) herda os custos diretos e indiretos, as dificuldades de formação, e a gestão das suas equipes de profissionais;

b) A empresa herda a capacidade de mudar o foco de atividades periféricas em relação ao trabalho que atende, gerindo o mais importante: produtos, clientes, fornecedores e consumidores;

c) Isso resulta em gestores definindo suas prioridades de forma mais clara e aumentando a produtividade.

Com relação aos custos, terceirizando serviços (contábeis, financeiros, folha) um empresário pode reduzir em até 40% das despesas administrativas anuais. Isso em tempos de crise é fundamental para garantir que a botton line da corporação não seja afetada negativamente.

Alguns dos benefícios deste modelo:

Real Estate Gain – O primeiro benefício que se vislumbra imediatamente quando se terceiriza serviços, é que a empresa passa a ter mais espaço físico nas instalações, menos móveis, menos computadores, e em alguns casos, menos tecnologia de unidades de armazenamento dedicadas a acomodar uma equipe de contabilidade in-house.

Folha de Pagamento – Optando por terceirizar a Folha, empresas de pequeno e médio porte podem ter acesso aos mesmos serviços e expertise, por uma fração do custo. Elimina também o tempo adicional dedicado ao gerenciamento de benefícios, enfermidades, licença maternidade, e outros como férias.

Foco no core business – Ao optar pela terceirização, os indivíduos, bem como as organizações tem uma visível melhoria dos níveis de produtividade Quando os custos de prestação de contas e controle são transferidos para o outsourcing, o tempo poupado à gestão e os recursos podem ser canalizados para explorar áreas de novas receitas, acelerar outros projetos e principalmente, focar em seus clientes.

Benefícios contábeis, fiscais e previdenciários – Em termos globais os serviços contábeis estão se expandindo de forma terceirizada em número de usuários, beneficiários, velocidade e conectividade, em função da aplicação de tecnologia em larga escala pelos governos (no Brasil em poucos anos, tivemos: NF-e, SPED Contábil e Fiscal, EFD Contribuições, IFRS, etc.). Drásticas modificações (e muito rápidas) nos modelos atuais de contabilidade que precisam se adequar à globalização das corporações. Manter uma equipe interna se atualizando a cada mudança, é um problema a mais para administrar.

As vantagens da contabilidade outsourcing são multifacetadas e cada vez maiores:

• Atualizações permanentes com a legislação;

• A empresa concentra-se nas prioridades de negócios;

• Possibilidade de se automatizar processos complexos e volumosos;

• Há uma nítida redução de custos;

• Acesso a uma volumosa força de trabalho, qualificada, e viável;

• Aumento nas chances de se criar vantagem competitiva;

• Mantêm-se prazos de trabalho em tempo hábil;

• Liberta-se das dificuldades de gestão de funcionários e registros;